Como usar load balance e dois provedores com o deco?

Como usar load balance e dois provedores com o deco?

Como usar load balance e dois provedores com o deco?
Como usar load balance e dois provedores com o deco?
2024-01-24 13:49:24 - last edited 2024-01-29 10:35:57
Model: Deco M5  
Hardware Version:
Firmware Version:

Tenho, hoje, dois Deco M5 e pretendo trocá-los. Além disso, também pretendo trocar o caminho dos meus cabos pois estou utilizando outro quarto como escritório no apartamento. 

Porém, como tenho muitos dispositivos inteligentes, além de câmeras, estou com a ideia de ter algum equipamento como firewall e, para ficar sempre conectado, ter também dois provedores e utilizar um load balance. 
A dúvida é que hoje, quem se conecta ao meu provedor, é meu Deco. Ou seja, quem faz o PPoe e autentica é meu Deco. O provedor tem apenas a ONU que recebe a fibra e já passa para meu Deco principal. Com poderia fazer isso com dois provedores, usando o Deco e um load Balance? A TP Link tem esse dispositivo qu epoderia funcionar dessa forma?
Sendo assim, também gostaria de trocar o meu deco m5 por outro melhor, mas manter esses dois decos m5 nas pontas, como principal, aumentando meu alcance. Possuo cameras da tp link também (12 tapo dos diversos modelos), echo dots e outros dispositivos inteligentes zigbee.

Também gostaria de adicionar ao roteador principal (pelo menos esse) e o dispositivo de entrada da fibra um no-break de modo a nunca faltar internet quando faltar energia. Noto que quando falta energia a internet não volta sozinha, tendo eu que desligar os equipamentos manualmente e ligar um seguido do outro para voltar.

O apartamento são 3 quartos principais e um escritório.

 

Qual seria a melhor forma?

  1      
  1      
#1
Options
1 Accepted Solution
Re:Como usar load balance e dois provedores com o deco?-Solution
2024-01-26 08:43:35 - last edited 2024-01-29 10:35:57

  @Jbmml 

Hi, Thank you very much for your feedback.

It is suggested to refer to the suggestions here:

How to use Deco with two ISPs?

Best regards.

Recommended Solution
  0  
  0  
#2
Options
3 Reply
Re:Como usar load balance e dois provedores com o deco?-Solution
2024-01-26 08:43:35 - last edited 2024-01-29 10:35:57

  @Jbmml 

Hi, Thank you very much for your feedback.

It is suggested to refer to the suggestions here:

How to use Deco with two ISPs?

Best regards.

Recommended Solution
  0  
  0  
#2
Options
Re:Como usar load balance e dois provedores com o deco?
2024-01-29 18:46:16

  @David-TP 

 

Entendido. Porém, se eu usar o load balance sugerido, meu Deco teria que sair de modo router para modo access point e ai eu perderia as vantagens do deco m5 de ter o antivirus entre outras coisas. Estive considerando mudar meus decos m5 por decos X50, onde eu teria 3 portas (1 entrada e 2 saídas) para poder interligar minha rede com mais 2 ou 3 decos de modo que a ponta deles servisse para uma conexão cabeada a um computador, tv ou outro equipamento. E, tendo na ponta anterior, saindo do meu provedor de serviços o load balance já com um firewall embutido (ou algo melhor), não precisaria ter esses recursos do Deco. Seria assim, uma máquina boa demais com pouco uso?

  0  
  0  
#3
Options
Re:Como usar load balance e dois provedores com o deco?
2024-01-30 07:12:04

  @Jbmml 

Hi, Thanks for getting back to me.

Deco M5 could also work in wireless router but that might not be the key point for your case.

It is ture that Deco M5, or other Deco models is a good Mesh system but they do still have their limitations. As a main design for the Home Mesh system, Multi-Wan connections are still rare which is, I think why Deco doesn't adopt to Multi-WAN setup in the beginning. 

Best regards.

  0  
  0  
#4
Options

Information

Helpful: 1

Views: 204

Replies: 3

Related Articles