Rede mesh com Deco principal modelo M9 Plus com performance inferior ao M5
Olá. É a minha primeira vez aqui no fórum!
Eu moro em um apartamento grande, de formato retangular, com várias paredes cobertas por espelhos e papéis de parede. Sempre tive muitos problemas para montar uma rede sem fio - e nunca consegui fazer funcionar plenamente.
Conheci o sistema DECO no site da Claro Banda Larga, onde ela chama “Claro Wi-Fi Plus 360º” e resolvi comprar o modelo M5 com 03 unidades. Fiquei impressionado com o sistema! De repente havia sinal wi-fi em quase todos os lugares da minha casa. Tenho internet Claro de 240 megabytes e agora estava obtendo taxas de download entre 50% e 60% desse valor nos cantos mais distantes do apartamento. Eu estava muito satisfeito.
O desktop do meu filho, por outro lado, apresentou um problema causado pelas características inteligentes do Deco e que eu não consegui resolver com as configurações disponíveis no aplicativo... o computador está conectado à rede por um adaptador AC dual band da D-Link que funciona tanto com 2,4GHz quanto 5GHz. Ele está a uma distância do Deco que faz com que o ele fique trocando a banda constantemente (de 5GHz para 2,4GHz e vice-versa). O problema é que quando isso ocorre, o sinal cai e meu filho perde a conexão da live da escola. Não há configuração onde você possa fixar uma banda específica para um dispositivo na rede mesh do Deco... se houvesse, não existiria problema. Eu deixaria o desktop dele em 5GHz e estava tudo certo.
Percebi que a única maneira de resolver isso era adicionar um 4º Deco... e depois de algumas pesquisas decidi que o M9 Plus era o ideal, pois possui o dobro de antenas, potência, recursos inteligentes etc. Eu definiria o M9 Plus como o Deco principal e o três M5 como os satélites.
O caríssimo M9 Plus chegou ontem e, depois de montá-lo, fiquei extremamente desapontado ao notar que os três M5 ao redor distribuíam uma velocidade mais lenta… não houve nenhuma melhora - pelo contrário, piorou!
O M9 foi colocado exatamente no mesmo local que o M5 costumava ficar (o antigo M5 principal virou satélite e foi para o quarto do meu filho) e os outros dois M5 permaneceram no mesmo lugar que estavam antes...
Aí vem a pergunta… o M9 Plus não deveria performar melhor que o M5? Será que eu deveria ter comprado outro M5? Fiz algo de errado? Será que existe alguma configuração que eu deva realizar para melhorar a potência do M9 Plus?
Com exceção do Deco M5 que ficou no quarto do meu filho, próximo do M9 Plus, os demais ficam relativamente longe e captam um sinal fraco - mas no M5 isso não chegava a impactar o desempenho. Pensei que com o M9 Plus o sinal chegaria mais forte e a velocidade melhoraria. Não foi o que ocorreu...
Desde já, obrigado!
P.S. A versão de hardware informada aqui é um palpite (o firmware está correto) ... Estou no trabalho e não tenho essa informação comigo. Posso corrigir isso mais tarde hoje.