Rede mesh com Deco principal modelo M9 Plus com performance inferior ao M5

This thread has been locked for further replies. You can start a new thread to share your ideas or ask questions.

Rede mesh com Deco principal modelo M9 Plus com performance inferior ao M5

This thread has been locked for further replies. You can start a new thread to share your ideas or ask questions.
Rede mesh com Deco principal modelo M9 Plus com performance inferior ao M5
Rede mesh com Deco principal modelo M9 Plus com performance inferior ao M5
2021-04-06 18:37:27
Model: Deco M9 Plus  
Hardware Version: V5
Firmware Version: 1.5.1 Build 20210126

Olá. É a minha primeira vez aqui no fórum!

 

Eu moro em um apartamento grande, de formato retangular, com várias paredes cobertas por espelhos e papéis de parede. Sempre tive muitos problemas para montar uma rede sem fio - e nunca consegui fazer funcionar plenamente.

 

Conheci o sistema DECO no site da Claro Banda Larga, onde ela chama “Claro Wi-Fi Plus 360º” e resolvi comprar o modelo M5 com 03 unidades. Fiquei impressionado com o sistema! De repente havia sinal wi-fi em quase todos os lugares da minha casa. Tenho internet Claro de 240 megabytes e agora estava obtendo taxas de download entre 50% e 60% desse valor nos cantos mais distantes do apartamento. Eu estava muito satisfeito.

 

O desktop do meu filho, por outro lado, apresentou um problema causado pelas características inteligentes do Deco e que eu não consegui resolver com as configurações disponíveis no aplicativo... o computador está conectado à rede por um adaptador AC dual band da D-Link que funciona tanto com 2,4GHz quanto 5GHz. Ele está a uma distância do Deco que faz com que o ele fique trocando a banda constantemente (de 5GHz para 2,4GHz e vice-versa). O problema é que quando isso ocorre, o sinal cai e meu filho perde a conexão da live da escola. Não há configuração onde você possa fixar uma banda específica para um dispositivo na rede mesh do Deco... se houvesse, não existiria problema. Eu deixaria o desktop dele em 5GHz e estava tudo certo.

 

Percebi que a única maneira de resolver isso era adicionar um 4º Deco... e depois de algumas pesquisas decidi que o M9 Plus era o ideal, pois possui o dobro de antenas, potência, recursos inteligentes etc. Eu definiria o M9 Plus como o Deco principal e o três M5 como os satélites.

 

O caríssimo M9 Plus chegou ontem e, depois de montá-lo, fiquei extremamente desapontado ao notar que os três M5 ao redor distribuíam uma velocidade mais lenta… não houve nenhuma melhora - pelo contrário, piorou!

 

O M9 foi colocado exatamente no mesmo local que o M5 costumava ficar (o antigo M5 principal virou satélite e foi para o quarto do meu filho) e os outros dois M5 permaneceram no mesmo lugar que estavam antes...

 

Aí vem a pergunta… o M9 Plus não deveria performar melhor que o M5? Será que eu deveria ter comprado outro M5? Fiz algo de errado? Será que existe alguma configuração que eu deva realizar para melhorar a potência do M9 Plus?

 

Com exceção do Deco M5 que ficou no quarto do meu filho, próximo do M9 Plus, os demais ficam relativamente longe e captam um sinal fraco - mas no M5 isso não chegava a impactar o desempenho. Pensei que com o M9 Plus o sinal chegaria mais forte e a velocidade melhoraria. Não foi o que ocorreu...

 

Desde já, obrigado!

 

P.S. A versão de hardware informada aqui é um palpite (o firmware está correto) ... Estou no trabalho e não tenho essa informação comigo. Posso corrigir isso mais tarde hoje.

 

  0      
  0      
#1
Options

Information

Helpful: 0

Views: 408

Replies: 0