Rede mesh com ZTE 6600p + 02 unidades DECO S7

2025-04-09 01:48:29 - last edited 2025-05-08 10:00:00
Tags: #zte 6600p
Model: Deco S7  
Hardware Version: V1
Firmware Version: 1.5.2 build20240987 ref.68997

tenho 3 perguntas principais sendo.

1- Meu Cenário incluir o DECO S7 junto com Roteador ONU ZTE 6600P numa rede mesh (tem que ser o MESH do ZTE). manter o roteador ZTE com a lista de ip´s fixos pois tenho câmeras de segurança, tendo ele aceito os DECO incluir o NVR de gravação na porta do DECO s7 para gravar as imagens geradas pelas câmeras IP wi-fi. É possível validar esse cenário? os Deco serão reconhecidos no mesh do ZTE?, inicialmente o ZTE nao enxergou na rede wi-fi atual.

2- Equipamento DECO S7 possui função de roteador primário?Preciso dele se for deixar o roteador atual ZTE apenas como DHCP ou bridge para que toda gerencia do WI-FI seja pelo DECO S7. pelo que entendo o DECO S7 é apenas um extensor da rede lan que sai do ZTE para uma REDE própria ate o outro DECO.

Configuração foi realizada pelo app, ambos DECO estão funcionando, o DECO principal esta atualmente conectado por cabo no roteador ZTE, atribuiu sozinho o ip para o deco como sendo 192.168.68.1, ip do ZTE 192.168.1.1 com dhcp ativo e alguns MAC (cameras wi-fi) estao com ip fixo.

Tanto pelo app como pelo Navegador nao encontrei opção para que os DECO conectassem no wi-fi existente resumo, não entrou na rede do ZTE.Não tendo tela de configuração como um roteador as opções de uso ficaram limitadas apenas a um extensor de sinal (que de fato esta melhor que os dois repetidores que estavam instalados antes de usar o DECO.

O que preciso para ter uma rede controlada por um roteador compatível com os DECO S7 que tenha as mesmas funções do ZTE (qos, controle de banda, gerencia de MAC etc!).

Preciso realmente Travar alguns ip´s para evitar ter que ressetar todas as cameras e ajustar toda configuração do NVR atual.

3- Reconfigurar o wi-fi Deco para o mesmo SSID do ZTE com ip dinamico funcionaria para o DECO ser passivo na REDE apenas ampliando o sinal como um repetidor do ZTE?

0      
  0      
Options
1 Accepted Solution
Re:Rede mesh com ZTE 6600p + 02 unidades DECO S7-Solution
2025-04-09 06:00:45 - last edited 2025-05-08 10:00:00

@Alfanet 

Hi, welcome to our community.

A Deco can be an indenpendent router. But it can not join your ZTE router's mesh network.

Decos can only set up Deco mesh network and can only be configured and managed by Deco app.

You may refer to the guide to know more: Can Deco Mesh, OneMesh, EasyMesh and Omada Mesh products work together?

Thank you and best regards.

Recommended Solution
  0  
  0  
Options
3 Reply
Re:Rede mesh com ZTE 6600p + 02 unidades DECO S7-Solution
2025-04-09 06:00:45 - last edited 2025-05-08 10:00:00

@Alfanet 

Hi, welcome to our community.

A Deco can be an indenpendent router. But it can not join your ZTE router's mesh network.

Decos can only set up Deco mesh network and can only be configured and managed by Deco app.

You may refer to the guide to know more: Can Deco Mesh, OneMesh, EasyMesh and Omada Mesh products work together?

Thank you and best regards.

Recommended Solution
  0  
  0  
Options
Re:Rede mesh com ZTE 6600p + 02 unidades DECO S7
2025-04-09 12:07:36

@Marvin_S 

obrigado por sua atenção!

Qual modelo seria apropriado para ser o Roteador principal da Rede considerando que estou com o DECO S7?Nao me importo em deixar o ZTE da operadora de fibra otica em bridge e configurar toda rede apartir de um equipamento ajustado para a tecnologia da DECO todos usando o MESH.

Assim terei menos problemas de compatibilidade.

Estudando o material de apoio vejo que o Deco M5 | Roteador Mesh Wi-Fi 5 deveria estar como Roteador principal, não escolhi pois a banda de wi-fi dele é de menor valor  ((wifi 5 ) que o DECO S7 e achei que o AC1300 fosse mais adequado ao M4 Roteador Mesh Wi-Fi 5 Gigabit Dual-Band AC1200.

Estou errado nessas considerações?

Talvez o indicado seria ter outro roteador após o ONU ZTE Roteador Wi-Fi 6 Gigabit Dual Band AX1500.

Sabe o que estou confuso a TPLINK chamar de Roteador equipamento que claramente esta como repetidor de sinal (MESH). Realmente estou confuso com essa descrição!

As Cameras ip´s que adquiri são chinesas mas com ONVIF. Elas só rodam no 2,4 GHZ eu imaginei que o DECO S7 fosse permitir as cameras rodarem nele pois o sinal é bem mais forte, testei ontem e as cameras nao foram reconhecida. O deco deveria dividir a banda mas pelo que estou entendendo para ter duas bandas independentes no DECO vou perder o Mesh correto?

Estou vendo a Linha TAPO que parece ser a linha apropriada para trabalhar na rede mesh atual.

Obrigado por seu tempo!

0  
  0  
Options
Re:Rede mesh com ZTE 6600p + 02 unidades DECO S7
2025-04-15 06:46:30

@Alfanet 

Hi, thanks for your update.

Yes, you may consider to set ZTE modem as bridge mode and set up the Deco network as main router.  As said before, different Deco models can set up a Deco mesh network.

Currently, it does not support separate names for 2.4GHz and 5GHz band on the Deco main network. You may enable guest network and only use 2.4GHz band for some of your client devices.

Best regards.

0  
  0  
Options