Conectar dois roteadores EX220 em um principal
Saudações a todos!
Possuo uma residência ampla, com dois pavimentos, e preciso garantir uma cobertura de Wi-Fi estável e eficiente em diversos cômodos. Atualmente, meu provedor disponibiliza um AX200, que recebe a fibra óptica e atua como roteador principal (main router). Esse equipamento está instalado no pavimento superior, na parte frontal da casa, posição escolhida para facilitar a instalação da fibra, evitando intervenções estruturais como quebra de paredes ou uso de tubulações internas.
Além disso, possuo duas (2) unidades do TP-Link EX220. Na topologia atual da rede, uma unidade do EX220 está instalada no térreo, enquanto a outra encontra-se também no primeiro pavimento, porém na parte posterior da residência. Ambos os EX220 estão conectados via cabo Ethernet diretamente ao roteador principal.
Inicialmente, adquiri o primeiro EX220 para o térreo e o configurei em modo Access Point (AP), criando uma rede Wi-Fi própria, o que funcionou perfeitamente. Contudo, o cenário começou a apresentar problemas após a instalação do segundo EX220. Minha intenção era configurar um terceiro Wi-Fi independente, porém o comportamento observado foi diferente do esperado: o segundo EX220 parece “espelhar” a configuração do primeiro.
Em um cenário ideal, eu deveria ter as seguintes redes Wi-Fi ativas:
-
Roteador principal (AX200): Wi-Fi 01 — (OK)
-
Primeiro EX220: Wi-Fi 02 — (OK)
-
Segundo EX220: Wi-Fi 03 — (Não funciona como esperado)
O problema ocorre no momento em que conecto o cabo de rede ao segundo EX220. A partir disso, não consigo configurá-lo para criar o “Wi-Fi 03”. Mesmo após realizar reset de fábrica e tentar configurá-lo de forma isolada, assim que o cabo é conectado à porta WAN, o dispositivo deixa de aparecer tanto no site tplinkwifi.net quanto no aplicativo TP-Link Tether, impossibilitando qualquer gerenciamento.

Abaixo, segue uma captura de tela do aplicativo para ilustrar melhor o cenário:

Alguém da comunidade já enfrentou uma situação semelhante ou poderia orientar sobre a melhor prática para esse tipo de topologia? Desde já, agradeço qualquer!