Performance de velocidade ruim no windows mas normal no macOs c/ C80
Olá!
Adquiri um Archer C80 + repetidor RE200 V5 para ter uma rede mesh aqui em casa e coloquei meu router Vivo MitraStar em modo Bridge, ligando um cabo dele para a porta WAN do meu C80, setando autenticação PPOE, DNS google, DHCP ligado, etc.
.
Ate ai tudo bem, rede mesh funcionando perfeitamente, testes de velocidade no Wi-Fi reproduzindo o que meu pacote Vivo Fibra 300 deveria entregar, porém, algo bizarro esta acontecendo:
Meu desktop esta cabeado com o C80 e toda vez que dou boot pelo Windows, durante os primeiros 10-20 minutos, a velocidade da internet é horrível, ping colossal de 500-700ms e velocidade oscilando entre <1 e 20/30Mbps, então:
1- Ou aguardo muitos e muitos minutos para que o tudo volte ao normal (ping de 3ms e download nos 300+ Mbps)
2- Ou executo /release e /renew para que o ping e download volte ao normal como citado acima
Bem, independente de aguardar ou realizar o release/renew o meu upload continua péssimo, na casa dos 15 Mbps
Meu desktop é dual boot, tenho uma partição para MacOS e a outra pro Win e isso só acontece no Windows. Qdo eu dou boot no MacOS, desde o 1o segundo a performance da rede é a esperada - 3ms / 300+ Mbps Down e 150 Mbps Up
Em tempo, tudo atualizado (windows, firmwares do C80 e RE200), drivers, porta de rede setada para Gbps, sem VPN ou nenhuma regra/cfg que possa interferir na rede, sem processos atipicos ou download rodando em background.
Não consigo achar o motivo do porque a simples mudança de router da Vivo para bridge e introdução do C80 para rotear causou isto exclusivamente no windows.
Suspeito que seu eu retirar o C80 e voltar a deixar o router da Vivo como principal (ao invés de bridge) o tudo volte ao normal, mas esta não é uma alternativa viável pois o intuito da mudança foi criar uma rede Mesh e para que ela funcione preciso obrigatoriamente deixar o router da vivo em Bridge, usando o C80 para rotear.