Cherry AI - Comportamento estranho na rede com Archer/Deco?
Olá a todos,
Estou a usar a versão que encontrei aqui para referência:
Espero que alguém me possa dar uma luz sobre uma situação que estou a observar.
App em Questão
-
Nome: Cherry AI
-
Função Principal: É um assistente de IA para produtividade, ajuda a gerar conteúdo, ideias e a automatizar algumas tarefas no meu dia-a-dia. Uso principalmente para trabalho e alguns projetos pessoais.
O Meu Equipamento TP-Link
-
Router: TP-Link Archer AX73
-
App de Gestão: Tether App (versão mais recente)
-
Firmware: Atualizado para a última versão disponível.
Descrição do Problema
Desde que comecei a usar a app Cherry AI de forma mais intensiva no meu computador, notei um comportamento estranho no monitoramento de tráfego da app Tether.
-
Picos de Upload: O dispositivo que corre a Cherry AI apresenta picos de upload muito elevados e constantes, mesmo quando a app está supostamente inativa (em background).
-
Tráfego Incomum: A app Tether classifica parte deste tráfego como "desconhecido", e o volume de dados é significativamente superior ao de outras aplicações que uso.
-
Alertas do HomeShield: Ocasionalmente, o HomeShield envia-me uma notificação sobre "novos dispositivos" ou "atividades suspeitas" vindas do mesmo IP do meu computador, coincidindo com o uso da app.
O Que Já Tentei
-
Reiniciar o router e o computador.
-
Verificar as definições de QoS (Qualidade de Serviço), mas não tenho nenhuma regra específica que justifique isto.
-
Pausei a proteção do HomeShield temporariamente, e o comportamento do tráfego parece manter-se, apenas não recebo os alertas.
Pergunta para a Comunidade
Alguém por aqui já usou esta aplicação ou uma semelhante e notou um padrão de tráfego parecido na sua rede TP-Link? Será algum tipo de sincronização de dados em background que é normal para apps de IA? Ou será que existe alguma configuração específica nos routers Archer ou Deco que eu possa ajustar para otimizar ou entender melhor este tipo de tráfego?